Determinação do perfil de absorção de radiação ultravioleta e da eficácia fotoprotetora in vitro de protetores solares comerciais

Coordenadora: Clarice Dias Britto do Amaral

Integrantes: Camila Flávia Schettino Oliveira e Noemi Nagata (GAQQ/UFPR)

Financiamento: Grupo Boticário/Financiamento privado

Resumo: Protetores solares são compostos por substâncias químicas (orgânicas ou inorgânicas) que são capazes de absorver, refletir ou dissipar a radiação UV incidente, de modo a prevenir que ela entre em contato com a pele. Por se tratar de um produto relacionado a saúde pública existem regras específicas para o seu desenvolvimento, fabricação e comercialização no mercado. No Mercosul, o regulamento que discorre sobre os requisitos mínimos é a RDC N° 30/2012, que dentre outros pontos, trata sobre os testes necessários para obtenção do fator de proteção solar do produto (FPS) e o fator de proteção UVA do produto (FPUVA). Ambos envolvem em sua avaliação uma resposta biológica (vermelhidão e pigmentação da pele), portanto, são avaliados através de metodologias in vivo, que implica na exposição de participantes humanos à radiação UV. Atualmente, já existe um método FPUVA in vitro, utilizando espectrometria ultravioleta, capaz de substituir o método em humanos. No entanto, ainda não foi possível estabelecer uma metodologia in vitro adequada para substituição do teste de FPS. Como existe uma necessidade crescente por metodologias alternativas ao uso de animais e humanos, a proposta deste trabalho é o desenvolvimento de um método de avaliação da FPS, empregando espectroscopia ultravioleta associada a ferramentas quimiométricas de análise. A partir dos dados gerados será proposto um modelo para previsão do FPS in vivo através do perfil absortivo na região de 290 a 340 nm, além do refinamento do método, através da determinação de controles e critérios estatísticos.

Produções

Dissertação — Previsão do fator de proteção solar de formulações cosméticas através da técnica de espectroscopia ultravioleta associada a quimiometria