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Meninas e Mulheres nas Ciências

Coordenadora: Camila Silveira da Silva

Integrantes: Clarice Dias Britto do Amaral, Camilla Oliveira, Alessandra de Souza Barbosa, Tatiana R. G. Simões, Glaucia Pantano e Everton Bedin

Resumo: O projeto insere-se na temática da desigualdade de gênero no campo das Ciências fundamentado no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 5 (alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas) da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Agenda 2030. Tem o objetivo geral de estimular a formação, inserção e manutenção científica, acadêmica e tecnológica de meninas e mulheres nas Ciências; e qualificar docentes e estudantes para o trabalho comprometido com a superação das desigualdades de gênero. A Metodologia do Projeto está pautada na pesquisa participante, com o desenvolvimento de ações coletivas que integram atividades de ensino, pesquisa e extensão, envolvendo equipe multidisciplinar (estudantes e docentes de Graduação e Pós-Graduação) e parcerias com diferentes instituições escolares e não escolares. Serão realizadas reuniões semanais com as/os participantes do Projeto para planejamento, execução e avaliação das atividades. A interação se dará por meio de debates, rodas de conversa, história de vida e dinâmicas de grupo. Os dados qualitativos e quantitativos produzidos por meio de questionários, entrevistas e grupo focal, orientarão os encaminhamentos do projeto. A equipe do projeto apresenta experiência com indicadores qualitativos e quantitativos de ações educativas, que nortearão o processo avaliativo das atividades previstas. Serão adotados como instrumentos de avaliação: questionário, entrevista, grupo focal, análise semiológica de imagens (fotografias). Com o desenvolvimento das ações propostas, espera-se despertar o interesse de estudantes da Educação Básica pela carreira científica, bem como ampliar o conhecimento sobre a vida e obra de mulheres cientistas, minimizando os efeitos das desigualdades produzidos historicamente. Além disso, almeja-se contribuir com a produção e divulgação de materiais didáticos para exposição e visitação da comunidade externa, com os resultados do projeto. O aprimoramento da formação, tanto acadêmica quanto pessoal, de todas as envolvidas, é outro resultado esperado, bem como a redução da taxa de evasão das estudantes dos Cursos de Graduação. Além disso, almeja-se contribuir com a produção e divulgação de materiais didáticos para exposição e visitação da comunidade externa, com os resultados do projeto. Outro expressivo resultado esperado diz respeito às professoras(es) das escolas de Educação Básica, com o potencial de se tornarem multiplicadoras(es) das metodologias de ensino que serão desenvolvidas. A despeito dessas(es) docentes também aspira-se que busquem aprimoramento profissional por meio dos Programas de Pós-Graduação que a Universidade Federal do Paraná oferta.

Premiações

Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)

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