Sustentabilidade em Destaque na Química Analítica! Boletim Eletrônico da SBQ

O Boletim Eletrônico da Sociedade Brasileira de Química destacou a realização do 21° Encontro Nacional de Química Analítica (ENQA), que ocorrerá de 15 a 18 de setembro em Belém, Pará. O ENQA é o maior e mais importante evento para a comunidade de químicos analíticos do Brasil.

Neste ano, a programação inclui inovações que visam tornar a química analítica mais verde e sustentável. Entre os destaques estão novos métodos que utilizam solventes sustentáveis, como os Solventes Eutéticos Profundos (DES), além de abordagens voltadas à miniaturização e automação analítica. Essas práticas buscam substituir ou reduzir significativamente o uso de reagentes problemáticos, além de gerar menos resíduos e minimizar o impacto ambiental.

Nesta edição do boletim, a Profa. Clarice Amaral destacou os trabalhos do LAESB que serão apresentados no evento, incluindo o uso de DES em métodos de pré-concentração. Essa abordagem utiliza quantidades mínimas de solventes e amostras, resultando em menor geração de resíduos e redução de custos. A estratégia está sendo implementada na análise de fluidos biológicos para a detecção precoce de doenças, em parceria com pesquisadores do Departamento de Medicina (UFPR), e também na análise de elementos-traço em bebidas fermentadas e em águas coletadas na região da Antártica.

Em breve, divulgaremos nossa programação especial para o ENQA 2024, com destaque para os trabalhos que serão apresentados. Acompanhem nossas redes sociais e fiquem por dentro das novidades!

Expediente: Floriatan Costa/LAESB
Arte: Divulgação/LAESB