As Novas Fronteiras dos Biossensores: da Bancada à Comercialização

O Prof. Dênio Souto, coordenador do LAESB, atuou como professor visitante na La Trobe University (Austrália), onde colaborou em pesquisas e orientações em parceria com o Prof. Saimon, do La Trobe Institute for Molecular Science (LIMS).

Como fruto dessa colaboração, foi publicado um artigo de destaque (capa do número especial) que explora as complexidades do processo de transição de biossensores desenvolvidos em projetos de pesquisa para aplicações em larga escala e uso comercial.

O trabalho aborda os principais aspectos e desafios desse processo de transição, como a escolha de biomarcadores em fluidos corporais, a realização de ensaios clínicos, a aprovação regulatória, o engajamento do consumidor, as estratégias de fabricação e o escalonamento. Além disso, discute questões cruciais relacionadas aos setores da saúde, bem como os aspectos legais e éticos envolvidos.

O artigo completo está disponível de forma gratuita.

Expediente: Floriatan Costa/LAESB
Arte: Divulgação/LAESB/Royal Society of Chemistry (RSC)

Tags:
LAESB UFPR

Departamento de Química - Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100 - Jardim das Américas
81531-980 | Curitiba | Paraná
@laesbufpr